terça-feira, 7 de agosto de 2012


Carta do MTST/MG à Coordenação nacional do MTST.





Diante da situação criada pela saída do MTST da CSP-CONLUTAS, o coletivo de MG, não se sentindo contemplado com os rumos tomados pelo movimento, decide pela sua permanência na construção da central sindical.



Em nossa avaliação, a experiência construída na luta do Pinheirinho aponta um rumo estratégico na unificação das lutas no plano sindical e popular, proposta esta construída democraticamente, com a participação igualitária de todas as forças envolvidas no processo. A participação do sindicato dos metalúrgicos, juntamente com o movimento popular em São José dos Campos, possibilitou a elevação do nível de consciência daquelas pessoas, o que refletiu num plano de organização e resistência, armando os moradores com grupamentos preparados para o enfrentamento com as forças hostis do estado. Todos nós vimos a barbárie que foi a intervenção genocida do governo Alckimin e sua polícia fascista.



Porém, Pinheirinho não é uma experiência derrotada, pelo contrário, nos aponta o rumo da unificação das lutas da classe trabalhadora, que foi construída dentro da CSP-CONLUTAS, de forma unânime.

A justificativa do MTST para a saída da CSP-CONLUTAS é precipitada e desconsidera a experiência recente do Pinheirinho, baseia-se em uma acusação contra o PSTU e não contra a CSP-CONLUTAS. Outras forças políticas compõem a central sindical, então por que romper com ela?



Para nós em MG, continuamos acreditando no projeto da CSP-CONLUTAS e continuaremos com nossa modesta contribuição acreditando em sua construção. Havemos de deixar bem claro que somos contrários à construção da luta amparada em métodos burocráticos. Experiências burocráticas, tanto no movimento sindical quanto no movimento popular, não é novidade. A construção de um processo de luta com caráter antiburocrático é o desafio a ser alcançado por todos os revolucionários.



Entendemos ainda, que o nosso posicionamento em relação à permanência na construção da CSP-Conlutas gera incompatibilidade com encaminhamento tomado pelo MTST, por este motivo nós coletivo aqui de Minas Gerais estamos também anunciando o nosso desligamento do MTST.







                    Belo Horizonte, 31 de julho de 2012



               

                    Coletivo Estadual do MTST/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário